
O PROJETO START, do CIEC Comportamental, criado pela Diretora/ Analista do comportamento Ms. Raquel Magalhães tem por objetivo promover repertórios de habilidades sociais através de intervenções em grupos de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades interpessoais.
O projeto utiliza dos princípios e estratégias da ABA(Análise do Comportamento Aplicada), aliados a Gamificação e técnicas como: modelação, demonstrações de encenação, lições didáticas, videomodelação, Feedback, questionamento socrático, resolução de problemas, habilidades sociais ecológicas, saídas sociais.
Além de envolver totalmente pais e escola através de orientação semanal para favorecer a generalização do aprendizado.
O PROJETO START, se iniciou em 2017, através de intervenção em pares, utilizando sempre estratégias da ABA, aliados a gamificação. Hoje o programa conta ainda com um forte influência do programa (PEERS®) The Program for the Education and Enrichment of Relational Skills (PEERS®).

O que é o PEERS®?
O CIEC aliou o PEERS com o programa START e isso resultou em intervenções altamente eficazes!
“PEERS” é a sigla para “The Program for the Education and Enrichment of Relational Skills” (Programa para a Educação e Enriquecimento de Habilidades Relacionais). É um programa de intervenção em habilidades sociais desenvolvido pela Dra. Elizabeth A. Laugeson e seus colegas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA).
Esse programa foi criado para ajudar pessoas, especialmente adolescentes e jovens adultos, que enfrentam dificuldades nas habilidades sociais e nas interações sociais, principalmente aquelas com Transtorno do Espectro Autista(TEA) ou outras dificuldades na comunicação social.
O PEERS é baseado em evidências e foca em ensinar aos participantes habilidades sociais importantes e estratégias que podem aprimorar sua capacidade de fazer e manter amizades, lidar com situações sociais e desenvolver relacionamentos significativos. Ele abrange várias áreas, como como iniciar e manter conversas, como lidar com desentendimentos e conflitos, como interpretar sinais não verbais e como se comportar adequadamente em situações sociais.
BENEFÍCIOS GERAIS
Civilidade: Cumprimentar pessoas
Empatia: Observar, prestar atenção, demonstrar interesse pelo outro
Assertividade: Expressar sentimentos negativos, falar sobre as qualidades ou defeitos.
Fazer amizades: Fazer perguntas pessoais, responder perguntas.
Habilidades sociais Acadêmicas: seguir regras ou orientações orais.
Resolução de problemas interpessoais.
Autocontrole e expressividade emocional
Lidando com Provocações e Observações Constrangedoras
Lidando com o Bullying e Mudando
Reputações Lidando com Discussões
Minimizando Rumores e Fofocas
Revisão final: Pós-teste, graduação.
COMO É REALIZADO?
Sessão com pais ou responsáveis
Sessão com a criança/ adolescente
Avaliação geral pela equipe CIEC
Direcionamento para terapia de grupo ou complemento na psicoterapia individual
Vamos agendar
um horário?
Agende um horário para nos conhecer e para a primeira sessão com nossa equipe. Teremos o prazer em conhecer um pouco mais sobre sua história.
